domingo, 19 de abril de 2009

A Formação dos EUA a partir do processo de independência

Olá pessoal,

Esta postagem trás algumas informações sobre o conteúdo que começamos a estudar em sala de aula. Agora vamos desenvolver uma atividade virtual, siga as orientações abaixo:

Assista ao vídeo abaixo, ele apresenta cenas do filme "O Patriota", que conta a história do processo de independência das 13 colônias inglesas da América do Norte. Nele você também encontrará algumas idéias de John Locke.

Após assistir ao vídeo, produza um texto em seu caderno, demonstrando como as idéias de Locke influenciaram o movimento de independência.



Fonte: You Tube



O nome ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA surgiu em 1776, quando do 2° Congresso Continental da Filadélfia, onde se reuniram representantes das 13 colônias inglesas na América do Norte, que fizeram a opção pelo separatismo frente a metrópole e ao mesmo tempo resolveram promover a união das colônias (que se tornavam Estados livres) na América.

Vale lembrar que as colônias eram independentes entre si, cada uma possuía seu governador e suas próprias leis.
Ë interessante reparar portanto que os EUA eram um pequeno país, a soma das treze colônias, que ocupava a faixa do litoral Atlântico.

O mapa acima mostra a região das 13 colônias inglesas e destaca a região interior sob domínio francês.

O mapa abaixo mostra o domínio inglês sobre os territórios do interior e de Quebec, fato que ocorreu após a vitória inglesa sobre a França na Guerra dos Sete Anos (1756 -- 63). Destaca ainda o território ocupado pelas 13 colônias, que deram origem ao primeiro país livre na América.


Mapas retirados do cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática.

Fonte: www.historianet.com.br

O mapa abaixo nos apresenta os territórios conquistados pelos Estados Unido da América durante o século XIX, em sua expansão em direção ao oeste.


Identifique em seu caderno os novos territórios, presentes no mapa, que foram enexados aos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário: